Bem-vindos à Maratona da Europa - Aveiro

 
 
Batizada pelos atletas como “A Maratona das Mil Emoções” e depois pelo sucesso da primeira edição, uma maratona inaugural mais participada em Portugal, estamos empenhados na preparação para a edição de 2020, convictos que nos ajudam a continuar a surpreender com as novidades e uma Organização que deixa a Europa eo Mundo Indiferentes.

A Maratona da Europa é um desporto desportivo de tamanho internacional que tem lugar no coração de uma das mais belas regiões de Portugal: Aveiro.
Terá lugar no dia 26 de abril de 2020, às 8h30, pretendendo afirmar-se como uma maratona mais rápida de Portugal, num cenário de ímpar beleza, entre os fascínios e canais da cidade da Veneza portuguesa, ao passo da maravilhosa Ria de Aveiro e indo ao encontro do fascinante Concelho de Ílhavo, com uma praia.

Os 42 quilómetros são, naturalmente, a prova rainha, aquela que irá prenunciar e diferenciar Aveiro sem panorama mundial do atletismo de estrada, mas ainda uma presença desportiva, nas distâncias de 21 e 10 quilómetros, e ainda uma caminhada solidária de 5 quilómetros .

O ponto forte desta portentosa maratona é mesmo o percurso, pela beleza natural mas principalmente a ausência de subidas ou descidas acentuadas, num traçado praticamente plano que permite a criação de um grande número de marcas. Em 2019, 59% dos atletas participantes bateram o seu registro pessoal.
Além do evento esportivo, a organização prepara uma grande aventura de vitalidade territorial com iniciativas culturais e sociais, assim como uma grande ação de dinamização do envolvimento local.

A Madrinha da Maratona é a Aurora Cunha, uma das maiores forças atléticas de todos os tempos, três vezes campeã do mundo e a vencedora de algumas maiores e mais prestigiadas maratonas do planeta: Paris, Tóquio, Chicago e Roterdão.

A Maratona da Europa conta com uma coorganização e apoio total da Câmara Municipal de Aveiro, e também com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Centro e da Câmara Municipal de Ílhavo, estando presente na organização da carga da GlobalSport, empresa responsável por projetos desportistas como o circuito TVI Maravilhas em movimento, em atletismo, e o Grande Prémio de Portugal Nacional 2, em ciclismo.

Em 2020 a Maratona da Europa aguarda por ti!

Siga em direção a Lisboa pela Aa. Sair na saída 16 em direção à A25 Aveiro. Seguir estrada nacional até Aveiro. Siga sinalização do Centro Congressos de Aveiro.

Seguir em direção a Aveiro pela A25. Sair na saída 3 para a N235 em direção a Aveiro. Siga sinalização do Centro Congressos de Aveiro.

Siga pela A1 em direção ao Porto. Tome a saída 15 em direção à A25 Aveiro. Siga pela nacional até Aveiro. Siga sinalização do Centro Congressos de Aveiro.

Visite Aveiro 

Entre os dias 21 e 26 de abril, podes participar neste grande evento através do Voluntariado. Tens que ter mais de 18 anos a 18 de abril de 2020, data limite para as inscrições. Se fores seleccionado, recebes uma t-shirt especial Maratona de Aveiro, um certificado de participação, inscrição numa das provas e tens garantido um seguro de acidentes pessoais durante a corrida. Os horários são elaborados de acordo com os interesses da organização e a disponibilidade de cada voluntário.